BlickPunkt


 Também está na proposta da DEULA-Brasil fazer o resgate histórico/cultural existente entre os países Brasil e Alemanha. Com este objetivo a associação promoveu a produção e lançamento do livro BLICKPUNKT: Um novo Ponto de Vista Sobre a relação Brasil e Alemanha, de autoria do seu atual secretário e jornalista, Vilson Wagner, que realizou estágio entre junho e agosto de 2007, em um jornal de mesmo nome do livro, na cidade de Nienburg. Correspondente do Jornal da Manhã de Ijuí, na época, publicou várias crônicas que são republicadas. “O livro faz a contextualização histórica da colonização alemã no Brasil, mas tem o objetivo de ir além e registrar os fatores atuais que ligam os dois países, tornando-se uma grande reportagem”, resume o autor. O estágio realizado pelos jovens brasileiros no país europeu é a linha condutora da narrativa e a partir destas experiências, surgem informações sobre a agricultura local, a política, a cultura e o modo de vida do povo germânico. O autor lembra que o objetivo é apresentar a Alemanha para os descendentes dos imigrantes que ainda não tiveram a oportunidade de conhecê-la e afirma que se trata de um país fabuloso, que conserva suas tradições e tem enorme potencial econômico e tecnológico, sendo exemplo para qualquer um. “Assumi uma nova postura pessoal e profissional após a experiência, buscando adotar o principal aprendizado que os alemães podem oferecer: a organização e a disciplina”, disse o jornalista. "É quando nos desafiamos que crescemos", escreveu ele na apresentação da publicação.
O livro BLICKPUNKT possui 120 páginas e é ilustrado com fotografias coloridas dos lugares e das pessoas que o jornalista conheceu durante o intercâmbio. Ele lembra, no entanto, que não se trata de um guia de viagem, porém, o relato de suas experiências e pontos de vistas (BlickPunkts) e que espera que o livro ajude a resgatar a cultura alemã que vem se perdendo há décadas, primeiro por restrições governamentais impostas durante os períodos das duas grandes guerras, e agora, simplesmente porque cultivar estas raízes está se tornando fora de moda.

O projeto como um todo teve duração de cinco anos e o estágio no jornal alemão marcou o período de conclusão do curso de Comunicação Social na Unijuí. Além do livro, já havia resultado na produção de um vídeo documentário, com o mesmo título, lançado em novembro de 2008. O filme tem duração de 46 minutos e pode ser visto nos idiomas português e alemão. 

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no email deulabrasil@gmail.com.