Depoimentos

Rodrigo Hubner - Estagiário

Sou um Ex - estagiário da Alemanha no período de 2004-2005, conseguindo, através da Deula-Brasil, realizar um sonho e somar muitas experiências da qual estou usufruindo ainda hoje. Consegui implantar em nossa propriedade muitas metodologias de trabalho adquiridas nesse curso. Vejo hoje de forma nítida, o quanto importante é uma oportunidade dessas quando é bem aproveitada!! Além de Produtor Rural, eu também sou locutor de uma grande Rádio AM aqui em Pinhalzinho, SC. Apresento, todos os sábados, a partir das 13h30min, o programa "HORA GERMÂNICA" onde temos um repertório musical essencialmente germânico, informativo, cultural, além de enaltecer os jovens participantes desse programa que a Deula-Brasil coordena. Quase todo sábado entrevisto alguém que já participou desse projeto e dessa forma trocamos experiências através da informação e sempre enaltecendo o trabalho realizado pela Deula-Brasil. Parabéns a todos pelo trabalho realizado e em contribuir para com o desenvolvimento pessoal e profissional de tantos jovens, inclusive eu, que tive essa oportunidade através de vocês, DEULA-Brasil. Danke sehr!!!!


Bruno Walter - Estagiário

Em 2012 embarquei para Nienburg como intercambista da DEULA-Brasil. Hoje, três anos depois, resolvi escrever este e-mail como feed back do programa de intercâmbio, em agradecimento pela importância da contribuição desta viagem para meu atual negócio: uma granja leiteira. Naquela época, se eu disser que não tinha quase nenhum conhecimento sobre produção de leite estarei mentindo. A verdade é que eu não sabia de quase nenhum fundamento sobre agricultura ou pecuária. Mas tinha vontade de aprender, o que somado ao estágio na propriedade da família Thijssen e às aulas na Deula-Nienburg resultaram na coragem e determinação para estabelecer uma propriedade de produção de leite em Pederneiras, SP. O estágio ampliou o meu horizonte para muito além dos limites urbanos da minha cidade de São Paulo, onde nasci e cresci. Aprendi a ordenhar e cuidar do gado, operar diversos implementos e máquinas, avaliar situações e tomar decisões, consertar o que quebra, manter a higiene, construir e ampliar instalações, reduzir despesas, lidar com a mão de obra, etc. Treinei meus braços e pernas para o trabalho pesado, assim como meus olhos para tirar mais sábias conclusões das observações diárias dos animais e das plantas. Atualmente tenho implementado todos estes conhecimentos para criar pardo-suíço. E tem dado muito certo graças ao conhecimento adquirido na Alemanha. Comecei em janeiro deste ano e conto com seis novilhas de primeira cria em lactação produzindo 21 litros por dia. Em cinco anos a proposta é chegar em 40 em sistema de compost barn. E o objetivo de médio prazo é trabalhar com sêmen importado para formar um rebanho diferenciado de sangue novo no Brasil. Foi com grande prazer que fiz este e-mail para agradecer e encorajar a manutenção do intercâmbio Brasil-Alemanha. 


Jaderson Beutinger – Estagiário

Poder falar sobre a DEULA e o intercâmbio que ela me proporcionou sempre é motivo de muita alegria e saudades também. Há exata uma semana fiz meu quinto aniversário que pus meus pés em solo alemão: 15 de agosto de 2007. Data essa que jamais vou esquecer. Através da DEULA-Brasil tive uma oportunidade de permanecer durante um ano na Alemanha, e durante este ano tive oportunidade de viver minhas melhores experiências até hoje. São tantas histórias que poderia ficar muito tempo contando. Até hoje me lembro muito bem dos dias passados lá, de cada estação do ano que mudava, uma mais bela que a outra, dos países que tive a oportunidade de conhecer e viver, sempre uma cultura muito diferente da nossa. Hoje estou trabalhando na propriedade dos meus pais e posso colocar em prática o que pude ver, trabalhar e estudar no meu estágio. Como os alemães são muito profissionais no que fazem e sempre tentam fazer da maneira mais correta e precisa, aprendemos que o jeitinho brasileiro não tem nada de bom. Certamente aprendi muita coisa no lado profissional, mas o que mais me orgulha e mais importante tive foi um amadurecimento e uma excelente experiência de vida, a qual vai ser muito válida e lembrada por todos os meus dias. Fica a dica, pra quem quiser ter outra visão do mundo, participar do intercâmbio certamente será muito produtivo. A DEULA é uma entidade muito séria, com pessoas responsáveis na Alemanha e também aqui no Brasil. 

Valdir Heck - Prefeito de Ijuí


Eu tive a felicidade de ser convidado para participar da delegação que visitou a DEULA na Alemanha, na cidade de Nienburg, em duas ocasiões: em 1996 e em 2006. Sempre entendi que se tratava de um projeto muito importante, tanto assim que, enquanto prefeito, busquei incentivar este intercâmbio que já vem de vários anos entre a DEULA-Brasil, sediada em Ijuí, e a DEULA-Nienburg. Este intercâmbio permite que os nossos jovens, de forma voluntária, estejam por um ano na Alemanha tomando conhecimento de ações importantes para a sua vida, conhecendo como vive o povo alemão e com isso enriquecendo seu conhecimento, que depois trazem para a sua realidade local, brasileira. Além disso, ainda têm a possibilidade de receber um auxílio financeiro, como remuneração deste estágio que realizam. Trata-se de um projeto que eu julgo importante porque abre horizontes para jovens que talvez nunca teriam essa oportunidade. A DEULA-Brasil, junto com a DEULA-Nienburg, cumprem um papel, na minha avaliação, significativo em termos de troca de experiências e vivências  para o crescimento futuro, obviamente, mais para nós do que para eles.

Olivar Scherer - Prefeito de Coronel Barros


Este estágio promovido pela DEULA-Brasil é muito positivo, porque além de um intercâmbio cultural - a cultura europeia e a nossa são diferentes - ele oportuniza ao nosso estudante, ao filho do agricultor, ver uma nova realidade, ver a evolução que é possível se alcançar através da tecnologia, da ciência e do desenvolvimento de uma maneira geral. Então, acho muito positivo! Os alunos que lá estão, quando voltam ao Brasil, já têm outra mentalidade e tentam adequar à nossa realidade aquilo que de positivo aprenderam na Europa. Além disso, a DEULA-Brasil oportuniza para comitivas formadas por líderes, políticos, empresários, professores e outros mais, a possibilidade de intercâmbio por meio de visitas ao país e eventos, como a Feira de Hannover, que presenciei: um grande diferencial as delegações que participam de atividades diversas, absorvendo a cultura, o conhecimento e a tecnologia alemã, trazendo idéias para ações no Brasil!