domingo, 21 de agosto de 2011

COMITIVA PARTICIPA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA ALEMANHA


     Um grupo de 17 pessoas realizou viagem de Estudo e Intercâmbio à Alemanha, no período de 10 de agosto a 20 de agosto, onde participou do Seminário Internacional sobre Qualificação Profissional na União Europeia, tendo como base a cidade de Nienburg, no Estado da Baixa Saxônia. A atividade foi organizada pela Associação DEULA-Brasil e pela DEULA-Nienburg, entidades parceiras que promovem intercâmbios de qualificação entre os dois países. Esta comitiva acompanhou os estagiários brasileiros que participam de intercâmbio de um ano em propriedades rurais alemãs.
    Seminário de qualificação – O seminário de dez dias focou principalmente o atual cenário profissional na União Europeia e no mundo. Esteve baseado em apresentações de especialistas da DEULA-Nienburg e em visitas a escolas técnicas profissionalizantes, órgãos públicos, indústrias e propriedades rurais. Conforme Bernd Antelmann, diretor da DEULA-Nienburg, o desafio atual é suprir a mão de obra qualificada nas áreas técnicas, com domínio sobre as novidades tecnológicas e também de questões como organização e segurança no trabalho, vitais dentro das organizações contemporâneas. Com base nisso, surge uma nova corrente que prioriza a qualificação prática dos trabalhadores, conciliada com a teoria. A DEULA-Nienburg aposta nesta didática e oportuniza para seus estudantes cursos que permitem o envolvimento direto do aluno com a atividade que irá exercer, manipulando máquinas e equipamentos e gerenciando negócios. “Nós adotamos a filosofia da educação prática, com atividades diretas com o instrumento de trabalho, com os animais e plantas, aqui na sede da escola ou nas propriedades rurais”, afirma Antelamann. A DEULA-Nienburg é referência em diversas áreas técnicas, inclusive em energias alternativas, tema recente, em voga desde a última década, mas bastante desenvolvido na Europa. “O Seminário foi muito bem sucedido e oportunizou novos conhecimentos e novos contatos, que serão muito importantes para futuros negócios”, destaca o presidente da DEULA-Brasil, Erlo Endruweit. Além dos brasileiros, participaram do seminário profissionais da Argentina e Rússia.
     Estágios - Aproximadamente 30 estagiários de várias regiões do Brasil permanecerão na Alemanha de agosto de 2011 a julho de 2012, onde, além de interagir com os proprietários rurais, participarão de qualificações periódicas na DEULA-Nienburg e de aulas semanais em escolas alemãs. O estágio é remunerado e todos têm direito a férias. A associação DEULA-Brasil - sediada em Ijuí e formada por 22 entidades mantenedoras - é quem oportuniza este intercâmbio há 15 anos, período no qual aproximadamente 550 pessoas se engajaram na experiência. Entre os estagiários deste ano está Fabiane Niedermeyer, natural de Campinas das Missões, mas que residia em Pelotas onde cursa Medicina Veterinária. Ela irá realizar estágio de um ano na propriedade da Família Kriesmann, que atualmente ordenha 1,1 mil vacas leiteiras, atividade conciliada com a geração de energia a partir da biomassa (biogás) e eólica. A propriedade possui tecnologia de ponta e alcança resultados muito positivos, o que deixou a estagiária otimista. “O grande desafio em propriedades como esta não é a parte clínica, mas sim a questão nutricional, focando a produtividade. Creio que esta é uma tendência e será importante me especializar nesta área”, comenta Fabiane. O estágio na Alemanha será um complemento a sua formação na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e servirá para a conclusão do curso.