quarta-feira, 28 de agosto de 2013

ALUNO DA ESCOLA 25 DE JULHO REALIZA ESTÁGIO NA ALEMANHA

Por Damaris Rubert - Jornal da Manhã

Estagiário Giovani Dressler alimentando os biodigestores da propriedade, que foram o tema de seu trabalho de final de curso
Foi um estágio curricular do Curso Técnico em Eletrotécnica da Escola Técnica Estadual 25 de Julho que possibilitou ao aluno Giovani Franco Dressler ter uma experiência na Alemanha. O trabalho foi desenvolvido com base nas atividades de estágio realizadas em uma Fazenda na cidade de Wollingst – Niedersachsen/Alemanha, por intermédio da Empresa DEULA-Brasil/Nienburg. 

Conforme o aluno Giovani, o objetivo do trabalho, orientado pelo professor Alexandre Michel, foi acompanhar as atividades de produção e tecnologia do biogás. “Foi um grande aprendizado em como obter uma energia limpa e renovável de boa qualidade”, ressalta o estudante.

De acordo com Giovani, a produção de biogás no estado de Niedersachen, no norte da Alemanha, com aproximadamente 1000 construções de digestores anaeróbios, mostra a importância do método, usado para reutilizar matérias-primas que seriam descartadas inapropriadamente ao meio ambiente. “A tecnologia de digestores anaeróbios é a melhor alternativa para o tratamento dessas matérias-primas. Isto pode ser realmente comprovado pela grande importância que o governo alemão tem em relação aos benefícios que os fazendeiros recebem para produzir energia elétrica e vender para a rede por um preço considerável”, relata

O aluno destaca que na Alemanha há diversas empresas especializadas na construção de digestores anaeróbios. Essas empresas dominam e garantem toda a tecnologia necessária para o desenvolvimento estável destes digestores por anos. “Esta tecnologia acaba sendo viável para se construir uma planta de biogás, visto que o mercado está crescendo, ficando cada vez mais competitivo e tornando essa tecnologia cada vez mais barata”, salienta.

Pelo bom desempenho no estágio, o aluno tem a oportunidade de permanecer por mais um ano no país, onde está por intermédio da DEULA-Brasil.