Estagiários realizaram prova para avaliar seus conhecimentos em agropecuária e em língua alemã. |
A Associação DEULA-Brasil realizou no dia 05 de dezembro, sábado, a seleção dos estagiários para intercâmbio com a Alemanha pelo Programa de Qualificação Profissional em Agropecuária Alemã 2016/17. A seleção ocorreu no Sindicato Rural de Ijuí e contou com a presença de jovens de várias regiões do país, especialmente do interior do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Inicialmente os diretores da DEULA-Brasil fizeram a apresentação do programa aos presentes, tirando possíveis dúvidas. Na sequência foi administrada uma prova com o objetivo de avaliar seu conhecimento sobre agropecuária e língua alemã. Os candidatos ainda enfrentaram uma entrevista individual com os diretores da DEULA-Brasil, para analisar o perfil de cada um.
A lista dos aprovados estará à disposição dos candidatos a partir da próxima quinta-feira, dia 10, por meio do telefone (55) 3332 2929. Ao todo foram oferecidas 30 vagas para 63 inscritos para o intercâmbio. O presidente Erlo Endruweit destaca que nem todos os inscritos compareceram e foram automaticamente eliminados. Já o grupo que se apresentou, segundo ele, foi bastante qualificado e demonstrou um grande interesse em realizar a experiência. “Vamos avaliar as provas e o perfil de cada um. Se acharmos que mais de trinta candidatos estão aptos, vamos discutir uma ampliação no número de vagas junto à DEULA-Nienburg, na Alemanha”, comenta. Ele explica que é preciso verificar o número de propriedades rurais cadastradas junto a instituição alemã, aptas a receberem os estagiários. Para Erlo, que entrevistou os candidatos, a língua alemã continua sendo um desafio, mas todos apresentaram um grande interesse em se preparar, inclusive, com muitos já realizando cursos particulares para aprender a língua.
Antes do embarque, que acontece em agosto de 2016, os selecionados participarão ainda de um seminário de preparação, quando haverá a presença de um representante da DEULA-Nienburg, na Alemanha, onde deverão comprovar que estão preparados. Os estagiários permanecerão no país europeu até julho de 2017, onde passam a viver o cotidiano de uma família em propriedade rural, participam de treinamentos na DEULA-Nienburg e frequentam a escola regular.
Presidente Erlo apresentou projeto aos candidatos. |
Candidatos enfrentaram entrevista individual. |