sexta-feira, 1 de abril de 2011

ASSOCIAÇÃO DEULA-BRASIL ELEGE SUA DIRETORIA

     A associação DEULA-Brasil/Ijuí realizou na quinta-feira, dia 31 de março, sua Assembléia Geral Ordinária, tendo por local a sala de reuniões da Ceriluz, em Ijuí. O evento teve o objetivo de prestar contas da gestão 2009/2010, bem como eleger a nova diretoria para o biênio 2011/2012.
       O presidente Erlo Endruweit fez uma avaliação bastante positiva do período da gestão encerrado. Apesar das dificuldades existentes para se encontrar estágiários aptos a participar dos intercâmbios na Alemanha, aproximadamente 50 jovens filhos de agricultores foram encaminhados ao país europeu nestes dois anos, para um estágio de 12 meses em propriedades rurais, além de realizarem cursos de qualificação técnica na escola DEULA-Nienburg, na Baixa Saxônia. Nos quinze anos de atuação da associação, aproximadamente 550 pessoas de todo o Brasil já participaram deste intercâmbio. “Infelizmente os jovens estão deixando a língua alemã de lado o que é um fator impeditivo para essa experiência, que tem como objetivo promover o desenvolvimento pessoal pela troca de experiências”, afirmou o presidente. Para este ano deverão embarcar outros trinta jovens no mês de agosto, além de estagiários da colônia alemã de Domingos Martins (ES), de Santa Cruz do Sul, do Paraguai e Argentina, onde a DEULA-Brasil tem convênios com universidades e entidades representativas, muitos deles firmados nesta última gestão.
     Outro marco importante foi a comemoração dos quinze anos da DEULA-Brasil, em novembro de 2010, registrada com o lançamento do livro BLICKPUNKT: um novo Ponto de Vista sobre a Relação Brasil e Alemanha, de autoria do jornalista e secretário da associação, Vilson Wagner. “O livro é um registro do trabalho da Deula, da vida dos estagiários na Alemanha e serve como estímulo ao intercâmbio e a preservação das origens alemãs no nosso Estado”, comenta o autor. Outro diferencial foi o fomento da vinda de pessoas da Alemanha para o Brasil: empresários e jovens profissionais do setor agropecuário, que permaneceram até seis meses em propriedades rurais brasileiras conhecendo as culturas e técnicas de produção, bem como, contribuindo com seu conhecimento.
       O presidente Erlo Endruweit foi reeleito e contará com o vice-presidente Peri Korb; os secretários Vilson Wagner e Lotário Leopoldo Rheinheimer; tesoureiros Paulo Rocha e Paulo Tissot; além dos conselheiros fiscais titulares Valdir Zardin, Egon Eickoff e Auri Braga; e suplentes Edmundo Pochmann, Pedro Pittol e Martinho Kelm. A principal meta para esta gestão, conforme o presidente reeleito, é qualificar cada vez mais os estagiários e promover palestras e seminários internacionais, abertas à sociedade, especialmente para os empresários mantenedores da DEULA-Brasil, contribuindo cada vez mais para o desenvolvimento de Ijuí e da região.