quinta-feira, 28 de abril de 2011

DEULA-BRASIL PREPARA ESTAGIÁRIOS PARA INTERCÂMBIO NA ALEMANHA

     A DEULA-Brasil realizou no dia 28 de abril o seminário de preparação dos estagiários que embarcarão para a Alemanha. Vinte futuros intercambistas compareceram ao evento, muitos acompanhados dos pais, para tirar as últimas dúvidas sobre o programa. Trata-se de uma parceria entre a DEULA-Brasil/Ijuí e a DEULA-Nienburg, do Estado da Baixa Saxônia, que oportuniza a jovens filhos de agricultores estudarem e trabalharem durante 12 meses no país europeu. Detalhes e desafios deste período foram apresentados inicialmente pelo diretor da DEULA-Nienburg, Fritz Bründer, e pelo presidente da Deula-Brasil, Erlo Endruweit. Os presentes também assistiram ao vídeo BlickPunkt: Um novo Ponto de Vista sobre a relação Brasil e Alemanha, de autoria do jornalista e secretário da DEULA-Brasil, Vilson Wagner, que registrou a vida de alguns dos estagiários no ano de 2007. Entre os personagens do documentário estava o ex-estagiário Jaderson Beutinger, que também esteve no evento e explanou sobre suas experiências entre agosto de 2007 e julho de 2008, quando estagiou em uma propriedade próxima a Hamburgo. 
     Ainda estiveram no evento os representantes do centro regional de Misiones do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), da Argentina, Héctor Luiz Pereyra, diretor regional, Evaldo Steger, engenheiro agrônomo, e Héctor Boccanera, responsável pelo departamento de comunicações. A DEULA-Brasil possui um convênio com esta entidade argentina desde 2009 e já encaminhou alguns estagiários ao país europeu. Para este ano estão inscritos outros nove jovens. “Esse convênio está acontecendo porque vemos este estágio como uma ótima oportunidade para os jovens abrirem a cabeça para o mundo, além de especializarem-se na agricultura, trabalhando a teoria e a prática em um único programa”, afirmou Héctor Pereyra.
    Os estagiários também ouviram a explanação do presidente da Cotrijui, Carlos Domingos Poletto, que falou sobre as características que o mercado exige atualmente de produtores rurais e profissionais da área, especialmente no que diz respeito à legislação sanitária. O frigorífico da cooperativa foi um dos três brasileiros que conseguiram certificação para exportar carne suína à China. “Isso é resultado de anos de mobilização, viagens e contatos buscando adequar nossa infraestrutura aos padrões mundiais. Vocês terão a oportunidade de ver o que há de melhor na Alemanha, um país extremamente adiantado nas questões sanitárias”, comentou. Outro palestrante foi o agricultor Waldemar Heldwein, que na década de 1960 realizou um intercâmbio semelhante, de dois anos, na Alemanha. Os estagiários embarcam no dia 09 de agosto, acompanhados de uma comitiva formada por membros da DEULA e de outras entidades nacionais e internacionais. 
      O diretor da Deula-Nienburg chegou a Ijuí na quarta-feira, após ter passado pela região de Domingos Martins (ES), onde coordenou a preparação de outro grupo de estagiários que também irá à Alemanha em agosto. Na próxima semana, acompanhado de representantes da DEULA-Brasil, terá uma série de atividades na região e na Argentina. Para Ijuí, está agendada para o dia 05 de maio uma palestra no auditório da Escola Técnica 25 de Julho, para alunos e a comunidade em geral, a partir da 19h30. Na palestra “Precisamos de mais um Planeta?” ele abordará o cenário energético mundial a partir da crise nuclear na Ásia e Europa. Na Argentina haverá um novo encontro com os diretores do INTA, bem como a preparação dos estagiários deste país.