quarta-feira, 20 de maio de 2015

DEULA-BRASIL PROMOVE CURSO DE CULINÁRIA ALEMÃ


Por AGUATONICA  Informação estratégica 

Participantes do curso receberam certificado concedido pela DEULA-Nienburg, escola técnica alemã.
A preservação da cultura alemã está entre os objetivos da Associação DEULA-Brasil, sediada em Ijuí. Ao enviar jovens brasileiros para a Alemanha para realizar intercâmbio em agropecuária, além do aperfeiçoamento técnico dos participantes, a entidade está promovendo também o aprendizado da língua alemã e a redescoberta das tradições germânicas que aos poucos se perdem no Brasil. Desta vez, no entanto, a DEULA trouxe ao Brasil um pouco dessa cultura, mais especificamente a gastronomia daquele país, pela promoção de um curso de culinária. A formação focou principalmente os cozinheiros do Centro Cultural 25 de Julho, mas atambém os responsáveis pelas cozinhas do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) e do Hotel Ijuí, parceiros na iniciativa. Nos dias 19 e 20 de maio, cozinheiros participaram de um curso ministrado pelo chef Tim Höper, que coordena a cozinha de um restaurante familiar com mais de 150 anos de história na região de Nienburg, Estado da Baixa Saxônia, na Alemanha. Os trabalhos foram realizados na cozinha do centro cultural, no Parque de Exposições Wanderley Agostinho Burmann, de Ijuí.
O professor Tim Höper e o presidente da DEULA-Brasil, Erlo Endruweit.

O curso ministrado contou com informações básicas sobre a gastronomia alemã; características e ingredientes; composição de menus; informações sanitárias etc. Porém, o enfoque principal se deu na prática, com a preparação de alguns dos pratos mais tradicionais, como o joelho de porco (Eisbein), filé suíno (Schnitzel), além de derivados da batata e de verduras, como o conhecido chucrute (Sauerkraut), além dos doces. “Foi uma experiência muito gratificante, onde acrescentamos à cultura alemã a alegria dos brasileiros”, comentou o professor Tim Höper. Na noite do dia 20, ocorreu a degustação das receitas preparadas, para um grupo de convidados.

O presidente da DEULA-Brasil e do centro Cultural 25 de Julho, Erlo Endruweit, comentou que foi a primeira vez que esta iniciativa aconteceu e que foi uma bela experiência. “Todos os anos temos a nossa festa das etnias em Ijuí e essa qualificação é indispensável para que possamos oferecer em nossa casa os pratos típicos com as características o mais próximo possível ao original, ou seja, ao que é preparado pelos alemães”, afirma. O professor veio ao Brasil cedido pela DEULA-Nienburg, escola técnica alemã parceira da DEULA-Brasil na promoção de intercâmbios, onde Tim Höper também é professor do curso de tecnologias agropecuárias. O restaurante está fixado na propriedade rural da família Höper, onde é produzida boa parte dos ingredientes utilizados nas suas receitas.