sexta-feira, 22 de maio de 2015

ESTAGIÁRIOS PASSAM POR PREPARAÇÃO PARA INTERCÂMBIO NA ALEMANHA


O evento foi uma oportunidade dos jovens conhecerem melhor o programa e formarem os primeiros vínculos, que serão reforçados durante o intercâmbio.
 A Associação DEULA-Brasil reuniu os estagiários que irão à Alemanha no mês de agosto para o Seminário de Preparação do Programa de Formação em Agropecuária Alemã, evento realizado no auditório do Sindicato Rural de Ijuí, na quinta-feira, dia 21 de maio. O objetivo foi transmitir as últimas informações sobre a experiência que se estenderá pelo período de um ano em propriedades rurais alemãs. A atividade contou com a presença do professor da DEULA-Nienburg, Tim Höper, que apresentou detalhes de como será o período de permanência dos estagiários naquele país.

Foi a última oportunidade de eles tirarem suas dúvidas antes do embarque, agendado para o dia 07 de agosto. Além do representante da DEULA-Nienburg, também participaram do seminário os ex-estagiários Jaderson Beutinger, de Ijuí, e Ricardo Bickel, de Crissiumal, que descreveram suas experiências no intercâmbio e os reflexos em suas atividades profissionais. Ambos mantiveram-se na propriedade da família dando sequencia ao trabalho com a agropecuária. Os intercambistas também enfrentaram uma entrevista individual com o professor alemão e participaram de uma atividade com estagiárias da UNIGESTAR – Consultoria e Assessoria em Psicologia Organizacional e do Trabalho, vinculada à UNIJUÍ, que seguirão dando suporte psicológico aos jovens e suas famílias durante o período que estiverem na Europa.

Tim Höper (E) conversou individualmente com cada estagiário.

Neste ano o grupo será composto por vinte estagiários vindos de diversos municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Eles apresentaram suas expectativas de trabalho e optaram por atividades diversificadas, como pecuária de leite, suinocultura, produção de grãos e energia. Todas as informações coletadas serão avaliadas pela DEULA-Nienburg e, a partir delas, definidas as propriedades rurais onde eles atuarão por um ano. “Os estagiários poderão ver muitas coisas na Alemanha, mas nossa forma de ensino principal é a prática, ou seja, eles irão participar ativamente das atividades”, comentou Tim Höper, dando alguns exemplos do que os espera. Além do trabalho nas propriedades os jovens brasileiros participam de cursos de qualificação na DEULA-Nienburg e outras escolas técnicas das regiões onde estiverem residindo.