segunda-feira, 16 de maio de 2016

MISSÃO TÉCNICA À ALEMANHA PROPORCIONA CONHECIMENTO SOBRE TECNOLOGIAS E ADMINISTRAÇÃO EUROPEIA


Comitiva da Missão Técnica à Alemanha, promovida pelo CRA-RS, na partida do aeroporto de Hannover
O grupo de Administradores, empresários, professores e outros profissionais que participaram da Missão Técnica realizada entre os dias 21 de abril e 02 de maio, partiu da Alemanha no último domingo (01/05), mais especificamente na cidade de Hannover. A capital da Baixa Saxônia foi quase totalmente destruída na Segunda Guerra Mundial. Muitos de seus monumentos e edifícios históricos foram reconstruídos como os originais, mas hoje a cidade é uma das mais importantes da Europa, sendo reconhecida como o centro das feiras e eventos.

No primeiro dia de Missão, a comitiva participou de uma palestra sobre a situação na Alemanha em função da imigração, onde mais de 1,5 milhões de refugiados chegaram nos últimos anos. Berlim, por exemplo, quer acelerar as expulsões de imigrantes sem status de refugiado e dificultar o reagrupamento familiar.

Visita à Prefeitura de Hannover: uma gestão pública qualificada

No sábado (23.04), os participantes visitaram a prefeitura de Hannover, conhecendo o exemplo de gestão exercido no local. O presidente do CRA-RS, administrador Valter Luiz de Lemos, destacou a importância da prefeitura da cidade que recebe uma das principais feiras de negócios do mundo, a Feira de Hannover. “A reconstrução faz parte da destruição. Vimos Hannover reconstruída depois da 2ª Guerra Mundial, isso significa uma esperança na Administração Pública, já que conseguiu se recuperar, se transformar de um destroço para uma grande metrópole”, explica. Já a conselheira federal do CRA-RS, administradora Cláudia Stadtlober, destaca a força do povo alemão na reconstrução da cidade e na forma que a transformaram em uma potência. “Hoje eles ensinam o mundo inteiro sobre gestão, sobre força e sobre trabalho”, afirma. 
Profissionais em frente à Prefeitura de Hannover
Fugindo dos protestos do Brasil para encarar protestos na Alemanha

A comitiva da Missão, ao invés de fugir dos protestos em relação à situação brasileira, enfrentou adversidades na cidade que se localiza nas margens do rio Leine. Também no sábado, milhares de pessoas protestaram na cidade contra o Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP), que visa impulsionar as relações comerciais entre a União Europeia e os Estados Unidos. Os atos também tiveram como alvo o Acordo Integral de Economia e Comércio (CETA), entre a Europa e o Canadá. O vice-presidente de Relações Externas do CRA-RS, administrador Rogério de Moraes Bohn, explica que os críticos temem que os tratados possam dar poderes demasiados às multinacionais, à custa dos consumidores e trabalhadores. Mais de 100 mil pessoas participaram dos protestos.

Além disso, na terça-feira (26/04), o dia foi de greve geral nos transportes provocando diversos atrasos, principalmente daqueles que estão na cidade em função da Feira. Houve uma paralisação nos aeroportos no qual a Lufthansa cancelou todos os voos intercontinentais a partir de Munique e advertiu que os voos de vários aeroportos na Alemanha também seriam afetados. A situação crítica não é exclusividade do Brasil. 
Feira Industrial de Hannover 2016: "Indústria Integrada, Descubra Soluções”

A Feira Industrial de Hannover 2016 foi aberta na noite de domingo (24/04) e se estendeu até a sexta-feira, apresentando as novidades da indústria e suas tendências. O tema "Indústria Integrada, Descubra Soluções", é explorado por diferentes setores, inclusive, pela Administração. Como uma das maiores feiras industriais do mundo, ela é especializada em automação industrial, técnica de superfície, energia, microtecnologia, pesquisa e tecnologia.

No primeiro dia de evento, houve uma ampla discussão sobre a importância da energia solar. Na Alemanha, país que tem como meta gerar energia elétrica 100% limpa, a energia eólica está começando a perder espaço para a solar, uma vez que os cata-ventos interferem na migração dos pássaros.

Conforme o vice-presidente de Relações Externas do CRA-RS, administrador Rogério de Moraes Bohn, a tecnologia para a utilização da energia solar está em evolução. Produzida em grande escala em fazendas, o país europeu já conta com um protótipo de automóvel movido pela força do sol. De acordo com engenheiros presentes no evento, daqui há dez anos será possível ver essa inovação nas ruas.

Em relação à feira, o vice-presidente da diretoria de comunicação e marketing do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Penna Rey, destaca a importância de participar de feiras internacionais para levar informação atualizada aos associados do Sindicato. “A Alemanha é um exemplo de organização. Vamos nos apropriar de vários cases para compartilhar com os demais colegas em Porto Alegre”. Nesse sentido, o diretor da Câmara de Relações Internacionais e Eventos (CRIE) do Conselho Federal de Administração (CFA), administrador Marcos Clay Lucio da Silva, fala que a Feira de Hannover é uma das maiores na área de tecnologia industrial. “No mundo que estamos vivendo hoje, onde a globalização está tomando conta de tudo, as empresas precisam estar conectadas a essas novas tecnologias, por isso é fundamental estar presente em eventos como a Feira de Hannover para absorver esse conhecimento”, ressalta. Já o presidente do Sindilojas, Paulo Kruse, elogiou a organização da Missão realizada pelo CRA-RS e apontou os pontos positivos do país europeu. “A Alemanha é extremamente organizada, o que falta muito no Brasil. O principal objetivo é analisarmos o que podemos levar para o nosso País”, analisa.
Hannover Messe é considerada uma das maiores feiras industriais do mundo
 Participantes da Missão à Alemanha na visita técnica à Lufthansa

Superando as expectativas do grupo participante da Missão, a visita à principal companhia aérea da Alemanha, Lufthansa, apresentou aos participantes um pouco mais sobre a história da empresa, destacando processos desde a recuperação, transformação, recondicionamento das turbinas à inovação tecnológica dos aviões. A Lufthansa é a maior companhia aérea europeia que reflete a imagem de qualidade, seriedade e excelência técnica tipicamente germânica. 
Participantes da Missão à Alemanha na visita técnica à Lufthansa
Usina de que gera energia a partir do lixo e maior produtora de leite da Alemanha são visitadas em Missão Técnica do CRA-RS

Nos últimos dias de Missão, a comitiva liderada pelo CRA-RS, visitou duas empresas cases em gestão de negócios no país europeu. Uma delas foi a EEW Energy from Waste, localizada na cidade de Hannover. É uma usina de incineração de lixo da cidade que produz energia elétrica baseada no calor gerado com a queima de impurezas. De acordo com o vice-presidente de Relações Externas do CRA-RS, administrador Rogério de Moraes Bohn, é uma forma bastante sustentável de geração de energia com um nível de emissões de resíduos muito baixo. “É lamentável que não temos esse tipo de alternativa em grande escala no Brasil, mas, certamente, é algo que promete para o futuro”, ressalta. Ele explica que a Usina foi construída há dez anos e custou cerca de 100 milhões de euros. Há um ano ela foi comprada por um grupo de chineses por aparentar ser um bom negócio. 
EEW Energy from Waste - Usina que gera energia a partir de resíduos sólidos
Outro exemplo de negócio visitado foi a maior produtora de leite da Alemanha com 700 hectares, que conta com uma ordenhadeira tipo carrossel para 80 vacas ao mesmo tempo. Além disso, são 3.300 cabeças de gado, dentre esses, 1.600 são para a produção de leite gerando mais de 60 mil litros de leite por dia. 
Ordenhadeira tipo carrossel para 80 vacas ao mesmo tempo
A Missão à Alemanha foi finalizada com muito sucesso resultando em experiências, conhecimento e exemplos de gestão aos profissionais participantes. A professora da Unisinos, administradora Luciana Meines, destaca, em relação à Feira de Hannover, a participação dos alunos apresentando projetos. “Muitas ideias que foram desenvolvidas nas universidades estavam sendo expostas na feira pelos próprios estudantes. Isso nos estimulou para incentivar os nossos alunos a começarem a se inserir mais e divulgarem seus trabalhos”, ressalta.

A missão teve apoio da Associação DEULA-Brasil, de Ijuí, e da DEULA-Nienburg, localizada no Estado da Baixa Saxônia, Alemanha. 
Fonte: CRA-RS