segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

PRÉ-SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DA DEULA ACONTECEU NO SÁBADO, 02 DE DEZEMBRO


Candidatos enfrentaram uma entrevista pessoal para análise do seu perfil e do conhecimento em língua alemã.
A Associação DEULA-Brasil realizou no último sábado, dia 02 dezembro, a pré-seleção dos jovens que irão participar do Programa de Aperfeiçoamento Profissional em Agropecuária na Alemanha, período 2018/19. Um grupo de 23 jovens – de diferentes cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais - esteve reunido no auditório do Sindicato Rural de Ijuí, onde enfrentou uma avaliação para comprovar suas reais condições de realizar um intercâmbio. Todos tiveram de realizar uma prova de conhecimentos em agropecuária e língua alemã, além de participar de uma entrevista individual, coordenada pelos diretores da DEULA-Brasil, Erlo Endruweit e Waldemar Heldwein.

A lista com os nomes dos pré-selecionados será divulgada no dia 18 de dezembro, quando os candidatos deverão fazer contato pelo telefone (55) 3332 2929 e verificar os próximos procedimentos da seleção. Trata-se de uma pré-seleção, uma vez que em meados de abril, virá a Ijuí um representante da Escola DEULA-Nienburg, do Estado da Baixa Saxônia, Alemanha. Na data, a se definir, estes jovens terão que enfrentar nova entrevista, em língua alemã, desta vez definitiva, quando ocorrerá a confirmação final. O embarque dos estagiários acontece no mês de agosto de 2018 para a Alemanha, onde os jovens permanecerão por um ano atuando em propriedades rurais e frequentando cursos de qualificação.

„O momento agora é dos jovens se prepararem para a entrevista com o representante da DEULA-Nienburg, cujo principal critério é a língua alemã. Nós fizemos uma primeira triagem, onde escolheremos aqueles que tem melhores condições de se comunicar, mas eles devem estar preparados para comprovar que realmente têm condições de enfrentar esse desafio que se propuseram“, comenta o presidente da DEULA-Brasil, Erlo Endruweit. Durante a pré-seleção os jovens também tiveram que sinalizar com qual atividade eles preferem atuar, considerando principalmente a pecuária leiteira, a suinocultura e a produção de grãos, principais atividades agrícolas do país europeu.



Por Vilson Wagner
Jornalista - MTB: 14.654