segunda-feira, 15 de agosto de 2016

EMPRESÁRIO TRARÁ EXEMPLO ECOLÓGICO DA ALEMANHA


Ijuienses na visita à fábrica de papel reciclado, na cidade de Hoya, na Alemanha.
Na tarde de segunda-feira, a comitiva, formada por oito empresários ijuienses, que acompanhou a delegação da Deula-Brasil à Alemanha esteve em uma fábrica que produz papel a partir de material reciclado, em Hoya, ao Norte do País europeu. O empresário, e tesoureiro da Deula-Brasil, Rogério Braga relatou à reportagem do Jornal da Manhã, com exclusividade, o funcionamento desta indústria e quais as impressões que trará para o Brasil. Segundo Braga, a indústria recolhe papéis na Suécia, Dinamarca e Finlândia, e o material é selecionado antes de passar pela reciclagem, e produz 1,3 mil toneladas de papel por dia. O produto final serve de matéria prima para outras empresas do grupo que fabricam embalagens para a indústria alimentícia.

“A empresa é muito importante para a região e para os países ao seu redor, é ecológica e importante para o meio ambiente. Se não tivesse essa empresa aqui poderíamos ver outro tipo de realidade”, conta o empresário. Ele destaca que o que mais impressionou é a parte gerencial, assim como a organização e a limpeza da empresa, que conta com duas prensas gigantes para realização do trabalho, e está instalada em uma área de 28 hectares e onde as coisas são realizadas de forma sincronizada. “É uma empresa modelo da Alemanha”, completa. “Dos resíduos do papel é produzida 50% de sua energia. Temos que levar para o Brasil essas experiências para sermos o mais ecologicamente possível.”

Além disso, Braga destaca que a empresa também investe no conhecimento de seus funcionários. Os alunos estudam pelo período de três anos e podem escolher entre quatro tipos de curso: administração, mecânica, tecnologia do papel e eletrônica. Neste período, cada um recebe mil euros e são contratados da empresa.

Fonte: Jornal da Manhã - Ijuí