quinta-feira, 11 de agosto de 2016

NOVOS ESTAGIÁRIOS SE ADAPTAM À ROTINA DO EINTERCÂMBIO NA ALEMANHA


Novos estagiários e membros da comitiva de representantes de entidades de Ijuí, na Chegada, no Aeroporto de Hannover, Baixa Saxônia.
Um grupo de 25 estagiários está na Alemanha desde o dia 10 de agosto, participando do Programa de Aperfeiçoamento Profissional em Agropecuária na Alemanha, promovido pela DEULA-Brasil. No país europeu foram recebidos pela diretoria da DEULA, na sede da sua escola técnica, na cidade de Nienburg, no Estado da Baixa Saxônia. Após alguns dias de preparação com professores alemães, serão encaminhados para as propriedades rurais, onde irão conviver com as famílias rurais participando das atividades diárias, nas mais diferentes funções e áreas produtivas.

Nestes primeiros dias, eles terão que se adaptar ao modo de vida, à rotina de trabalho e ao convívio com suas famílias, além, claro, de acostumar-se com a língua alemã e seus diferentes sotaques. Os estagiários permanecerão pelo período de um ano na Alemanha, onde, mais do que o trabalho nas propriedades, participarão de cursos de formação em diferentes períodos, junto à DEULA-Nienburg. Conforme o presidente da DEULA-Brasil, entidade sem fins lucrativos sediada em Ijuí, Erlo Endruweit, que acompanhou a comitiva, o grande ganho do intercâmbio não será a forma de plantio ou colheita, até porque as culturas na Alemanha, muitas delas são diferentes, assim como as tecnologias usadas. No entanto, para ele, o grande benefício será absorver a organização das propriedades rurais e seus proprietários na execução das atividades diárias, com planejamento em curto, médio e longo prazo. Além do trabalho, os jovens terão períodos de folga, incluindo férias, onde poderão conhecer a Alemanha e outros países da Europa, suas características, a cultura, entre outros pontos. Além de não terem despesas nas propriedades onde vivem eles recebem ajuda de custos mensal.

O grupo que foi à Alemanha era formado ainda por uma comitiva de oito pessoas, representantes de entidades e empresas ijuienses, entre elas a membros da Polícia Civil, da Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI), do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), Ceriluz e empresários. Estes participarão de um roteiro de atividades, que inclui visitas à Academia de Polícia do Estado da Baixa Saxônia, a uma fábrica de papel em Hoya, ao Hospital de Nienburg e propriedades rurais locais, e visitas à Berlin, Hamburgo e outras importantes cidades alemãs. O grupo retorna ao Brasil no dia 20 de agosto. 


Por AGUATONICA informação Estratégica
Jornalista: Vilson Wagner